Como Incentivar a Leitura aos Filhos

Por Buia Marina Esteves e Marcos Silva



Todos nós já sabemos que muitas crianças são curiosas. Marcos e Buia estavam conversando outro dia e tiveram a ideia de fazer um post de como incentivar a leitura aos filhos, já que nem sempre a curiosidade da criança se aplica a leitura. 





Uma dica muito importante é responder tudo que a criança pergunta. Calma, não estamos falando de assuntos embaraçosos, mas, sim, coisas do tipo "'b' com 'a' faz 'bá'?" e "Porque 'm' vem antes de 'p' e 'b'?". Então, se a criança ta perguntando, é porque ta se interessando. Mostre que você está afim daquela descoberta.

Crianças gostam de cores, barulhos, texturas... E qualquer outra coisa que irrite os adultos! (brincadeira gente!) Então, use o que já é de interesse da criança a seu favor. Por exemplo:

- MÚSICAS

Pega aquela música que a criança gosta. Pode ser Galinha Pintadinha, Anitta ou até mesmo Capital Inicial. Dê a letra para a criança ler. Pensa: ela, a criança, já gosta daquela música, mas não sabe cantar. Com a letra, além de incentivar a leitura, ainda vai fazer a criança gostar mais de algo.

- GIBIS, REVISTAS, PANFLETOS, ETC...

Uma das formas mais fácil de se incentivar uma leitura é perguntando "O que ta escrito aqui?". Pode ser naquele gibi super colorido, na revista de fofoca da vovó ou até mesmo em panfletos de pizza. A criança vai se interessar em ler outras coisas e daí por diante...

- HISTORINHAS (clássicas, ou não!)

Sabe aquele livrinho com a historinha do vagalume que não brilhava? Daquela princesa chata esperando o princípe encantado? Ou daquele ursinho que dá vontade de esmagar? Tudo isso VOCÊ não gosta, mas a CRIANÇA que é sua herdeira GOSTA. Então, aproveite.


* Texto escrito integralmente pela Buia Esteves e apenas revisado, pouquíssimo modificado e formatado por Marcos Silva. Então, créditos para ela!